sobre nós

A revista eletrônica Umbigo das Coisas está no ar desde 2011. Seu principal objetivo é ser um espaço aberto para o pensamento crítico, publicando artigos ensaísticos, entrevistas e traduções, bem como contos e poesias, e abordagens instigantes nos temas relacionados à cultura contemporânea. Os temas são divididos em cinco eixos principais – Artes Visuais, Filosofia, Literatura, Música e Psicanálise – subdivididos em outras seções – Cinema, Contos, Crítica Literária e Ensaística, Fotografia, Poesia, Televisão, Tradução, Videoclipe.

Ir ao Umbigo das Coisas alude a uma expressão de Freud, presente em A Interpretação dos Sonhos, em que o “umbigo do sonho” é, ao mesmo tempo, o momento crucial do conteúdo manifesto e uma interrupção do sentido. “É esse ponto onde o sonho é insondável” (Freud), o qual Lacan, posteriormente, chamará de “real”. Ponto que aponta para o aberto de toda interpretação, ao mesmo tempo em que retorna para o ponto nodal, o umbigo das coisas.

O umbigo é também a primeira cicatriz do corpo, indelével, resultante de um corte que inaugura a vida individual.

Na ciência antiga do yoga, o ponto do umbigo é o centro de transformação de toda energia do corpo.

As postagens acontecem em fluxo contínuo e são semestralmente compiladas dois volumes anuais.

 

Editores:

Mariana Lage
Jornalista, escritora e professora-pesquisadora. Pós-doutoranda em Filosofia na UFPA. Doutora e mestre em Estética e Filosofia da Arte pela UFMG. Pesquisa e escreve sobre arte contemporânea, performance e experiência estética. É autora dos livros “No dorso do leão” (2013) e “Haikais de (não) amor & outras coisas” (2015). Trabalhou como repórter, redatora e subeditora no Jornal O Tempo, e como professora na Puc-Minas e na Escola de Música da UEMG.

Rogério Bettoni
Filósofo, educador e tradutor. Formado em Filosofia pela UFSJ, pós-graduado em Tradução pela UFMG. Trabalha como tradutor profissional nas áreas de Humanas, Artes e Literatura, e pesquisa as interseções entre hermenêutica e teoria da tradução. Como professor, ganhou o prêmio “Professor Nota 10”, da Fundação Victor Civita, com um projeto de cinema e videoclipe para adolescentes.

 

Dados Catalográficos:
Umbigo das Coisas — ISSN 2447-5491
Formato digital
www.umbigodascoisas.com
Editores: Rogério Bettoni e Mariana Lage
Fundadores: Rogério Bettoni e Bernardo Malamut
Lançado em 2011
Periodicidade: semestral e fluxo contínuo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s